Após acirramento político, Jânio Natal nega oposição imediata a Rui: ‘Vida que segue’

Bahia

por Mari Leal

Após acirramento político, Jânio Natal nega oposição imediata a Rui: ‘Vida que segue’

Foto: Divulgação/AL-BA

Eleito para a prefeitura de Porto Seguro, o deputado estadual Jânio Natal (PL) praticamente descartou a possibilidade de assumir imediata postura de oposição ao governo do Estado. A afirmação vem após uma disputa política acirrada, marcada, inclusive, pela tentativa do senador Jaques Wagner (PT), aliado de primeira hora do governador Rui Costa (PT), de fortalecer o principal opositor de Jânio na disputa local, Uldurico Júnior (PROS). Jânio integra a base de apoio ao governo estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

A dois dias do pleito, dia 13 de novembro, o senador sugeriu a desistência da candidatura petista na cidade, personificada na figura de Lívia Bittencourt, em favor de apoio à Uldurico Júnior (Pros), com a clara intenção de que pudessem unir forças contra Jânio (reveja). Este, recentemente, também passou a se apresentar como apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ampliando as cisões com a cúpula do governo baiano. 

 

“Eu acabo de pedir a Lívia, a nossa candidata do PT à prefeitura de Porto Seguro, que, neste momento, ela possa se juntar a Uldurico Junior, igualmente jovem como ela, também é o novo chegando na cidade. E que eles possam se juntar para dar uma vitória significativa para Porto Seguro”, disse Wagner, em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Em atendimento ao pedido de Wagner, no mesmo dia Lívia utilizou as redes sociais para anunciar a desistência da disputa, conferindo apoio a Uldurico, como antecipado pelo correligionário (reveja). Apesar do recuo, a proximidade com o dia das eleições impediu a retirada dos dados da candidata do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela chegou a receber 1.441 votos, equivalentes a 2,09% dos votos válidos.

 

Para Jânio, no entanto, “isso é passado”, pois “na política cada um defende seu pedaço”. “O governador defendeu o pedaço dele e eu defendi o meu. Isso é passado. O governador defendeu os interesses dele. Vou virar outra página. Outra caminhada. Se o governador quiser continuar ajudando Porto Seguro, que continue. Se não quiser, o que eu posso fazer?”, minimiza o deputado. 

 

Jânio foi eleito com 41,17% dos votos, 28.366 confirmações em números absolutos. Em segundo lugar, Uldurico, que tinha entre seus apoiadores a atual prefeita Cláudia Oliveira, obteve 34,37% dos votos válidos computados no último domingo (15). 

Questionado sobre “ressentimentos” após o processo, Jânio foi imediato em responder que, de sua parte, “não tem problema nenhum”. Enfatizou que “adora” o governador, “tem boa relação” com ele, além de “respeito”. E voltou a reafirmar: “Política é assim mesmo. É outra vida. A página está virada já. A vida que segue”. 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia